O tráfego marítimo no Estreito de Ormuz recuou após o anúncio do Irão de que fechou a hidrovia mais uma vez em protesto contra os ataques de Israel ao Líbano, segundo a Aljazeera.
Um total de 12 embarcações cruzaram o estreito no domingo, número inferior às 35 travessias do dia anterior. Cinco das 12 embarcações que entraram no estreito estavam com os Sistemas de Identificação Automática (AIS) desligados.
O tráfego marítimo no estreito vinha a mostrar sinais de recuperação desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente do Irão, Masoud Pezeshkian, assinaram na quarta-feira um memorando de entendimento sobre o fim da guerra entre EUA e Israel contra o Irão.
Vinte e cinco embarcações transitaram pelo estreito na quinta-feira, o maior número desde meados de abril.
No sábado, a Guarda Revolucionária do Irão declarou o encerramento da hidrovia, citando os crimes israelenses no Líbano e o fracasso dos EUA em manter o cessar-fogo no país.
No mesmo dia, o Comando Central dos EUA (CENTCOM) negou que o Irão tivesse fechado o estreito, afirmando que a passagem segura pela hidrovia permanecia intacta, com 55 navios mercantes a transitar naquele dia.
“Embora o Irão tenha incentivos para afirmar que o tráfego aéreo diminuiu – e de fato diminuiu –, o CENTCOM tem incentivos para afirmar que o impacto do encerramento das fronteiras pelo Irão não foi significativo, justificando assim o número mais elevado”, disse o especialista Behrouz Bakhtiari.