O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) anunciou que cessou a sua ligação com a agência de notação de crédito com a Fitch Ratings.

A instituição financeira multilateral pan-africana sublinha, em comunicado, a “firme convicção de que a notação de crédito já não reflete uma boa compreensão do Acordo de Constituição do Banco, da sua missão e do seu mandato”.

“O perfil de negócios do Afreximbank continua sólido, sustentado por fortes relações com os acionistas e pelas proteções legais incorporadas no seu Acordo de Constituição, assinado e ratificado pelos seus Estados-Membros”, lê-se num comunicado.

A última avaliação da Fitch sobre a instituição sediada no Egito baixou o rating de longo prazo (long-term Issuer Default Rating – IDR) de BBB para BBB-, para um nível acima de “lixo” (junk), citando altos riscos de crédito e políticas fracas de gestão de risco, com perspetiva negativa, uma avaliação que mereceu críticas por parte da União Africana (UA). Dias mais tarde, o Afreximbank viu o seu rating baixar de Baa1 para Baa2, com perspetiva estável, pela Moody’s, com a qual a instituição africana mantém contrato.