A Alantra assessorou o BBVA Portugal na venda de uma carteira de créditos não produtivos (NPLs) e de imóveis recebidos em garantia. O valor da carteira não foi divulgado.
A carteira era composta por dois segmentos distintos: um segmento de NPLs garantidos, predominantemente suportado por imóveis residenciais de gama alta, e toda a exposição do vendedor a imóveis recebidos em dação em cumprimento.
A Alantra diz em comunicado que “desempenhou um papel fundamental na conceção e execução de um processo de venda competitivo, garantindo um forte envolvimento dos investidores e alinhando as expectativas dos licitantes”.
Este mandato representa também a primeira venda de carteira do BBVA em Portugal e reflete a confiança depositada na Alantra por clientes de longa data, uma vez que a sociedade continua a apoiar o grupo em várias regiões.
Joel Grau, partner da Alantra, considera que “esta transação demonstra claramente a nossa capacidade de execução de ponta a ponta em NPLs e imóveis retomados garantidos. Orgulhamo-nos de ter apoiado o BBVA Portugal na conquista deste marco estratégico e esperamos continuar a nossa colaboração em diferentes mercados.”
Esta transação reforça o recente historial de assessoria da Alantra em instituições financeiras, incluindo a venda da Hipoges à Finsolutia, com o apoio da Pollen Street Capital; a transferência de um portefólio de ativos não produtivos (NPE) de PME no valor de 450 milhões de euros do Alpha Bank para a Waterwheel Capital Management; a titularização e transferência de uma carteira de NPE de 300 milhões de euros do Piraeus Bank para uma afiliada da Waterwheel Capital Management; e a venda de exposições de crédito performantes do Banco Santander Totta.