Na reta final da campanha para as eleições presidenciais, o candidato independente Almirante Gouveia e Melo intensificou os seus ataques, direcionando críticas tanto aos seus adversários diretos como ao sistema partidário e às sondagens que o dão como perdedor.
Gouveia e Melo apelou aos portugueses para que, no próximo domingo, mostrem nas urnas a “verdadeira sondagem”, desafiando as previsões menos favoráveis que têm sido divulgadas. O almirante afirmou ter a “perceção” de que a rua está do seu lado, contrariando os dados dos institutos de sondagem.
O candidato abriu fogo contra André Ventura, mantendo também as críticas a António Seguro e a Luís Marques Mendes. No seu discurso, Gouveia e Melo agrupou os seus oponentes, afirmando que “são todos iguais, candidatos do sistema”.
Defendendo a sua posição como independente, o almirante reiterou a sua convicção de que os partidos políticos deviam estar afastados do Palácio de Belém, posicionando-se como a alternativa a um modelo que, na sua visão, está esgotado.