A APESP – Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado, presidida por António Almeida-Dias, apresentou esta terça-feira, 20 de janeiro, no Instituto Nacional de Estatística, em Lisboa, o Observatório do Ensino Superior Privado.
O Observatório tem como objetivo “produzir conhecimento rigoroso, estruturado e fiável sobre o ensino superior”, contribuindo para “uma leitura mais informada e integrada do sistema no seu conjunto”.
Essa produção passa pelo desenvolvimento de estudos em áreas como as práticas de ação social nas instituições de ensinos superior privadas, o contributo do setor privado para a capacidade instalada de formação de professores e a empregabilidade dos seus diplomados.
No seu Observatório podem ser consultados indicadores que permitem conhecer melhor a distribuição territorial das instituições, as principais áreas de estudo ou o perfil dos professores.
A cerimónia de apresentação, que contou com a secretária de Estado do Ensino Superior, Cláudia Sarrico, foi aberta por António Gomes Rua, presidente do INE, e António Almeida Dias, presidente da APESP, seguindo-se a apresentação técnica a cargo de Cristina Ventura, coordenadora do Observatório. Na sequência houve um debate com David Justino, antigo ministro da Educação, Nuno Neto Rodrigues, Diretor-Geral da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Luísa Loura, diretora da Pordata, e Isabel Babo, vice-Reitora da Universidade Lusófona.