As eleições presidenciais deste domingo continuam a fazer correr tinta e desta feita é o ‘The Guardian’ que dá destaque ao ato eleitoral, embora de um ângulo menos comum: o jornal britânico centra a sua peça no ‘Candidato Vieira’, personagem antissistema criada pelo artista e humorista Manuel João Vieira.
“Ferraris para todos e vinho à discrição”, assim arranca o título do artigo no conceituado jornal britânico focada na candidatura “satírica, mas oficial” de Manuel João Vieira, que vê aqui mais uma demonstração do “crescente sentimento antissistema” que se vive em Portugal.
“Numa eleição presidencial incomum com onze candidatos – e sondagens a mostrarem pouca diferença entre os cinco candidatos que lideram, sem expectativas de vitória à primeira ronda – a campanha caricatural de Vieira espelha o crescente sentimento anti elite e antissistema a assolarem a política portuguesa”, lê-se na peça.
A publicação destaca algumas das promessas eleitorais mais emblemáticas, mas também mais fora do comum, do candidato, como um Ferrari para cada português, vinho nas torneiras, uma figura maternal para cada cidadão como forma de combater a solidão ou a homogeneização dos tons de pele como forma de mitigar o sentimento anti-imigração.
Recorde-se que esta é a quinta tentativa de Manuel João Vieira se candidatar a Belém, sendo a primeira vez que conseguiu reunir as assinaturas necessárias. Além das promessas mencionadas pelo ‘The Guardian’, o músico e humorista de 63 anos já garantiu que irá proibir as doenças em Portugal e instituir o direito à felicidade na Constituição, além de ter lançado um apelo aos líderes de todos os partidos para que votassem na sua candidatura.
“Estou certo de que, tal como eu, nenhum de vós deseja ver os candidatos dos vossos partidos no Palácio de Belém. A minha candidatura é, hoje, a única capaz de impedir esse cenário!”, lê-se no apelo público do candidato às forças políticas com assento parlamentar.