A SPdH/Menzies perdeu o concurso da ANAC para atribuição das licenças do serviço de assistência em escala nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro.
Em comunicado a Menzies Aviation revela que “foi formalmente notificada da decisão final da ANAC relativamente ao concurso de licenças de assistência em escala nos aeroportos de Lisboa (LIS), Porto (OPO) e Faro (FAO)” e, acrescenta, “estamos extremamente dececionados com o resultado e acreditamos firmemente que a nossa proposta representava o melhor valor global, assegurava a continuidade operacional e apresentava o menor risco para o setor da aviação em Portugal”.
“Embora respeitemos o processo, discordamos veementemente da avaliação efetuada e da decisão final”, refere a Menzies.
“A decisão está a ser analisada com grande detalhe e, neste momento, ainda não estamos em condições de comentar os próximos passos.
“Desde a aquisição da SPdH, em 2024, temos servido com orgulho a comunidade da aviação em Portugal, através de uma força de trabalho altamente qualificada, que presta serviços seguros, eficientes e de elevada qualidade” diz fonte oficial que agradece aos trabalhadores “pelo seu profissionalismo, dedicação e compromisso ao longo de todo este processo”.
“Mantemos o nosso compromisso com Portugal e com as nossas operações remanescentes no país e continuaremos a explorar oportunidades para contribuir ainda mais para o setor da aviação nacional no futuro”, acrescenta.
A Menzies tinha admitido impugnar o concurso se perdesse, o que, se avançarem por essa via, poderá arrastar o processo.
Foi esta sexta-feira conhecido que o relatório final mantém a vitória do consórcio da Clece/South no concurso para as licenças de handling nos três aeroportos, confirmou o Jornal Económico a notícia avançada pelo Eco.
O relatório preliminar do concurso foi revelado em outubro e tinha dado a melhor pontuação ao agrupamento que junta a Clece e a South. A Menzies obteve 95,25 pontos e a britânica 93 pontos.
A Menzies Aviation contestou o relatório preliminar do júri que deu vitória ao consórcio, mas a decisão preliminar foi reproduzida no relatório final.
A Menzies adquiriu em 2024 a maioria do capital da Groundforce no âmbito do processo de insolvência.
A Clece é uma empresa do grupo ACS, que é liderado pelo empresário espanhol e presidente do Real Madrid Florentino Pérez e a South, a empresa de handling do grupo Iberia que também está na corrida à privatização da TAP.