São vários os bancos que cobram comissões bancárias aos seus clientes, por serviços ou pela manutenção de produtos, contudo nem sempre os clientes sabem quanto é que pagam por estes serviços.
Para combater esta falta de conhecimento, o Banco de Portugal (BdP) recomenda a que os clientes estejam atentos ao extrato de comissões da conta de depósitos à ordem que vão receber este mês.
Este documento fornece informação sobre “todas as comissões cobradas no ano anterior por serviços associados à sua conta. E permite-lhe saber, por exemplo, quantas vezes utilizou cada serviço”, explica o BdP.
Assim no extrato podem ser encontradas informações sobre a comissão cobrada por cada serviço e quantas vezes o serviço foi utilizado, o montante total das comissões cobradas pelos serviços prestados e a taxa de juro aplicada, caso a conta tenha ficado a negativo, e o montante dos juros cobrados.
Este documento pode ser enviado por email ou por correio, sendo que também pode ser consultado no homebanking ou na aplicação do banco.
Os dados do jornal Público mostram que entre janeiro e setembro de 2025 os quatro grandes bancos privados em Portugal (Santander, BCP, Novo Banco e BPI) arrecadaram cerca de 1.500 milhões de euros em comissões, um valor que representa um aumento de 4% face aos primeiros nove meses de 2024.