O Conselho Empresarial Arábia Saudita-Portugal visita Portugal na próxima semana, com uma agenda preenchida por encontros com líderes governamentais e empresariais em Lisboa e no Porto.

Naquela que é a terceira visita – decorre entre os dias 19 e 25 de janeiro – de uma comitiva saudita a território português, está prevista a assinatura de diversos protocolos de cooperação e de memorandos de entendimento, que já se encontravam em discussão.

Composta por 15 membros, entre decisores públicos, líderes empresariais e investidores sauditas, a agenda de trabalhos da missão lista várias reuniões institucionais, nomeadamente com o ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, bem como com vários atores da esfera empresarial, como a Mota-Engil, Tecnimede e o Grupo Castro. Estão previstos, também, encontros com a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e, no lado institucional, com as autarquias de Lisboa, Cascais, Oeiras, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

Alwalid Albatan, presidente do Conselho Empresarial, sublinha o objetivo de “dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido desde a criação do Conselho Empresarial Arábia Saudita-Portugal, em 2024, com o intuito de identificar oportunidades concretas de investimento, promover parcerias estratégicas e reforçar a presença de empresas portuguesas no mercado saudita em áreas-chave como a saúde, inteligência artificial, cibersegurança e energia”, sublinha Alwalid Albatan, presidente do Conselho Empresarial.

Segundo o mesmo responsável, citado em comunicado, “a Arábia Saudita vê com bons olhos a criação de sinergias com empresas portuguesas para absorver o seu know how, e também pode ajudar a alavancar as empresas nacionais com diversas oportunidades de investimento”.

No ano passado, no contexto da visita do ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, a Riade, Alwalid Albaltan fez saber que “os empresários sauditas estão muito interessados e querem ter um caminho certo para investir em Portugal”.