
A DBRS Ratings GmbH (Morningstar DBRS) confirmou o rating de emitente de longo prazo da Parpública – Participações Públicas SGPS – Sociedade Gestora de Participações Sociais), em A (high) e o rating de emitente de curto prazo da Parpública em R-1 (middle). A tendência para todos os ratings de crédito é estável.
A Morningstar DBRS considera que a Parpública beneficia de acordos de apoio explícitos do governo português. Os ratings de crédito da Parpública estão alinhados com os da República de Portugal [Portugal tem rating A (high) com tendência estável].
A Parpública é 100% estatal e tem um mandato de política pública, atuando em nome do Estado português na gestão e privatização de ativos estatais. Existe por isso a obrigação legal de Portugal garantir o passivo da Parpública.
Por outro lado o reembolso da dívida da Parpública não coberta pelos seus próprios recursos é feito através do financiamento direto da Entidade do Tesouro e Finanças (ETF) do Ministério das Finanças, dado que a Parpública não está autorizada a contrair empréstimos desde 1 de janeiro de 2015.
Por fim a DBRS levou em consideração a capacidade e a vontade do governo central em prestar apoio financeiro oportuno à Parpública, como exemplificado pelo apoio governamental prestado à entidade no passado. A Morningstar DBRS considera credível o compromisso do governo português com a Parpública, graças ao sólido ambiente institucional em Portugal.
A Morningstar DBRS poderá subir a notação de crédito da Parpública caso aumente a notação de crédito soberano de Portugal e o contrário também é verdade.