A Fintech House, o maior hub fintech em Portugal, localizada no Sitio – Portugal Fintech Hub, anuncia as 11 startups selecionadas para a nova edição do Sprint, um programa intensivo de aceleração com a duração de cinco meses, desenhado para apoiar fintechs e insurtechs em fase inicial com ambição de crescimento nacional e internacional.

O Sitio é uma das maiores redes portuguesas de espaços de trabalho partilhados (coworking) e escritórios flexíveis.

Após um processo de seleção, foram escolhidas 11 startups que representam três verticais estratégicos: Fintech, com a Dori Finance, Simplyfier, Ignis Vault, FinSports e Famillity; Proptech, com a Sócia, Flippex e Soditim; e Regtech, com a Vencer, Coalex e GreenDash.

As startups selecionadas terão acesso a mentoria especializada conduzida por algumas das principais referências do ecossistema financeiro e tecnológico, com experiência na criação, escalabilidade e internacionalização de fintechs. Entre os mentores envolvidos estão Ana Teixeira, Nuno Pereira, Jon Fath, Nuno Cortesão, Gianluca Pereyra, Simão Cruz, Diogo Nesbitt e Rita Araújo, que irão apoiar os fundadores em áreas chave como estratégia, produto, operações e preparação para investimento.

O Sprint é um programa que combina workshops práticos, mentoria especializada e integração numa comunidade ativa de empreendedores.

As startups selecionadas irão trabalhar áreas críticas como: validação de produto, estratégia de entrada no mercado, estruturação de operações, métricas de crescimento e preparação para investimento. Tais culminam num Demo Day onde poderão apresentar os seus projetos com o objetivo de angariarem a sua primeira ronda de investimento e deixarem a sua marca no panorama fintech europeu.

Para Miguel Ricardo, General Manager do Sitio, “no Sitio acreditamos que a inovação acontece quando se cria comunidade, partilha de ideias, quando empresas se cruzam e quando os fundadores têm o ambiente certo para testar, aprender e escalar. A Fintech House e o Sprint refletem na perfeição essa visão”.

“Com esta nova edição do Sprint, a Fintech House reforça o seu papel como plataforma de lançamento para a próxima geração de fintechs europeias, contribuindo para posicionar Portugal como um polo de inovação financeira e impulsionando soluções que podem transformar o futuro das finanças no país e na Europa”, lê-se no comunicado.

Ao longo dos últimos anos, a Fintech House já apoiou o lançamento de 17 startups, sendo que, só no último ano, 7 startups levantaram mais de 455 mil euros em investimento. Paralelamente, a iniciativa tem fomentado uma comunidade vibrante com mais de 120 fintechs nacionais e internacionais, promovendo a partilha de conhecimento, colaboração e inovação contínua.