O fundo de capital de risco Ventures.eu, com sede em Lisboa, assinalou o primeiro investimento do seu Fundo I ao liderar uma ronda de milhão de libras na Spot Ship, plataforma SaaS que está a modernizar o aluguer de embarcações marítimas à escala global.
A ronda contou ainda com a participação de Herman Narula, CEO da Improbable, e investidores especializados no setor, como Tradeworks.vc e Marcel Kind.
Este primeiro investimento do Fundo I visa modernizar aluguer de embarcações marítimas e assinala um “momento relevante “para a Ventures.eu, que inicia agora a implementação de capital nas empresas mais robustas a emergir da Europa.
Com um modelo que combina sourcing proprietário através da Dealflow.eu e validação comercial prática, a Ventures.eu está a estabelecer um novo padrão no investimento de capital de risco com valor acrescentado. Depois do primeiro closing realizado em julho, o Fundo I da Ventures.eu tem como objetivo apoiar empresas tecnológicas que respondam a desafios reais da indústria em toda a Europa. “Com a Spot Ship como investimento inaugural, o fundo demonstra o seu compromisso em combinar capital com conhecimento profundo do setor e uma rede corporativa sólida para acelerar o crescimento desde o primeiro dia”, refere a gestora de fundos de capital de risco.
A Ventures.eu diz que “tirou partido da sua vasta rede de contactos para apresentar a Spot Ship a empresas de shipping de referência e a especialistas do setor”. O impacto foi imediato, “vários players do setor converteram-se em clientes, novos coinvestidores juntaram-se à ronda na sequência destas apresentações e o mercado validou de forma clara a tese de investimento da Ventures.eu”, revela a capital de risco.
A startup britânica Spot Ship está a transformar a logística marítima ao reduzir os tempos de aluguer de navios de seis dias para apenas duas horas, recorrendo a inteligência artificial e machine learning de nova geração para quem cede embarcações para aluguer, brokers, detentores de barcos e operadores.
“A empresa destacou-se no pipeline da Ventures.eu pela sua capacidade de resolver dois dos desafios mais persistentes da indústria naval, a fragmentação de dados e a ineficiência operacional, com um nível de precisão líder de mercado” segundo a empresa liderada por Fernando Ferreira.
“Ao contrário da diligência tradicional de capital de risco, que se centra sobretudo em clientes existentes, a Ventures.eu integra no processo novos potenciais clientes de elevado valor. Esta abordagem permite obter uma visão mais profunda sobre a adoção pelo mercado, ao mesmo tempo que acelera a tração comercial da startup”, explica a gestora de fundos de venture capital.
“Estamos entusiasmados por apoiar a Spot Ship como o nosso investimento inaugural”, afirma Fernando Ferreira, Managing Partner da Ventures.eu. “A nossa missão é identificar as inovações europeias mais promissoras e prontas para o mercado e ajudá-las a escalar, abrindo portas aos parceiros institucionais certos. A Spot Ship demonstrou uma tecnologia excecional, uma forte capacidade de execução e uma oportunidade clara para se afirmar como líder de categoria”, acrescenta.
James Kellett, fundador e CEO na Spot Ship, refere que “a nossa missão é trazer a velocidade do século XXI a uma indústria com séculos de existência. A Ventures.eu partilha esta visão e gerou valor desde o primeiro dia. A sua capacidade de fazer a ponte entre uma startup e os grandes players globais de shipping já gerou novos clientes e investidores, e estamos muito satisfeitos por os ter a liderar esta ronda enquanto modernizamos o aluguer de embarcações marítimas a nível global”.
Niklas Holck, Managing Partner na Tradeworks.vc, refere “vemos a Spot Ship como o sistema de insight e ação para a gestão de navios, cargas e seguros. A sua inteligência baseada em IA, com validação humana no processo, oferece dados de topo, transformando emails não estruturados em inteligência acionável. Isto, aliado a uma equipa extremamente dedicada, constitui uma base sólida para a expansão para novos mercados”.
“O shipping é uma indústria de elevado impacto, tradicionalmente governada por grandes volumes de dados fragmentados e não estruturados. Ao optar por uma abordagem mais rigorosa e multimodelo, a Spot Ship desenvolveu uma capacidade única de extrair inteligência destas comunicações com uma fiabilidade comprovada. Trata-se de um feito tecnológico, que cria uma vantagem competitiva profundamente defensável, e é com enorme satisfação que continuo a apoiar a equipa enquanto transforma esta vantagem estrutural num novo padrão global”, segundo Herman Narula, fundador e CEO da Improbable.