A Klarna, banco digital global e fornecedor líder de pagamentos flexíveis, dá mais um passo na sua evolução enquanto banco digital ao lançar pagamentos instantâneos entre pessoas em 13 países europeus, incluindo Portugal.

A nova funcionalidade permite aos utilizadores da Klarna enviar dinheiro a amigos e familiares, seja para dividir contas ou para fazer um pagamento, diretamente através da aplicação da Klarna.

Esta nova funcionalidade de pagamentos instantâneos entre pessoas (P2P) posiciona a Klarna como um concorrente direto de serviços como o MB Way em Portugal, ao adoptar uma das sua principais funcionalidades.

“Na sequência do lançamento da Conta Klarna e da rápida adoção do Klarna Card – que conta já com mais de 4 milhões de registos em apenas quatro meses após o lançamento – a Klarna fica ainda mais perto do utilizador com serviços bancários do dia-a-dia, transformando-se num centro de gastos diários e de gestão financeira”, explica a empresa sueca de tecnologia financeira (fintech) especializada em serviços de pagamento online, conhecida principalmente pelo seu modelo “Compre Agora, Pague Depois” (BNPL).

“Os utilizadores estão cansados ​​da burocracia e das taxas dos bancos tradicionais, e é por isso que já contamos com milhões de registos no Klarna Card em apenas poucos meses após o lançamento. Com os pagamentos peer-to-peer, estamos a tornar ainda mais fácil gerir todos os pagamentos através da Klarna, incluindo agora pequenas transferências, tornando a gestão do dinheiro mais rápida, fácil e barata.” afirma Sebastian Siemiatkowski, cofundador e CEO da Klarna.

A partir de agora, para enviar dinheiro, os utilizadores simplesmente escolhem um destinatário utilizando o número de telefone, endereço de e-mail, código QR ou um contacto guardado. Após a confirmação do valor, a Klarna realiza verificações de fraude e elegibilidade antes de proceder ao pagamento.

Nesta fase inicial de lançamento, as transferências funcionam apenas entre utilizadores da Klarna, havendo planos de expansão em breve para utilizadores que não são da Klarna assim como para pagamentos internacionais.

Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia e Reino Unido são os países de estreia da nova funcionalidade de pagamentos.

Embora os pagamentos P2P da Klarna funcionem atualmente em sistemas bancários tradicionais, a empresa já está a explorar opções baseadas em stablecoins para melhorar ainda mais a velocidade, o alcance e a eficiência.

O lançamento surge após um ano de rápido crescimento dos produtos bancários da Klarna.

Desde a introdução da Conta Klarna, em agosto de 2024, os depósitos globais quase duplicaram, passando de 9,5 mil milhões de dólares para 14 mil milhões de dólares em setembro de 2025.

O novo cartão de débito da Klarna, lançado há cerca de quatro meses, já atingiu o marco de 4 milhões de utilizadores, permitindo utilizar o saldo da conta ou as opções de crédito em lojas físicas e online, “contribuindo para um poderoso ciclo em que os pagamentos com cartão representam agora 15% do volume total”.