O primeiro-ministro, Luís Montenegro, assegurou, esta terça-feira, que se está “a fazer um maior esforço possível para que a normalidade volte rapidamente”, depois de se ter reunido com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“Estamos a fazer um maior esforço possível para que a normalidade volte rapidamente à vida das pessoas em particular daquelas que estão com maior problemas nas suas dinâmicas e rotinas diárias, como seja ainda não terem acesso ao fornecimento de energia eletrica, não terem ainda abstecimento de água ou terem ainda a impossibilidade de terem as suas comunicações normalizadas”, referiu Luís Montenegro.

Além disso, o chefe de Governo explicou que “o Presidente da República vai hoje mesmo e amanhã estar em visitas, acompanhado por membros do Governo”. “Vai também poder constatar precsamente todo o esforço que estão a fazer, departamentos da Administração Central, as autarquias locais as instituições sociais, as empresas e muitos cidadãos de forma individual e voluntária”, frisou.

Já do ponto de vista da evolução metereológica, Montenegro salientou que “sabemos que ainda estamos perante uma semana que apresenta um desafio grande, por isso mesmo, combinei com o Presidente da República voltar na próxima quinta-feira, para podermos fazer a avaliação das incidências”.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou, esta terça-feira, para a possibilidade de inundações em zonas urbanas, cheias, derrocadas e acidentes em zonas costeiras, entre hoje e quinta-feira, devido à passagem da depressão Leonardo por Portugal continental.