dívida obrigações

Os investidores estão de olhos postos na decisão final do Banco Central Europeu (BCE), sendo o mais esperado que as taxas se mantenham inalteradas, contudo o discurso de Christine Lagarde vai estar em destaque.

Apesar dos últimos dados económicos da Zona Euro mostrarem que “a economia tem um pulso palpável e está a crescer no seu potencial ou próximo dele”, os analistas não esperam que haja mexidas nesta reunião.

Os analistas da Ebury apontam que a presidente do BCE “enfatize que a política monetária está num bom momento”, não esperando muitas novidades nesta declaração.

Para além do comunicado do BCE o dia vai também ter reunião do Banco de Inglaterra, assim como resultados empresariais.

Os analistas do Bankinter referem que “o fator direcional importante continua a ser os resultados empresariais. Mas não tanto os resultados, mas as guias para 2026 e os investimentos na IA. Porque os resultados publicados agora correspondem ao 4T 2025 e o que importa realmente é que objetivos e perspetivas têm as empresas para 2026, caso estejam a enfraquecer um pouco”.

Até ao momento os resultados do último trimestre têm sido bons, “com aproximadamente 25% das empresas americanas já publicadas, o EPS médio expande-se ca.+14% vs. +8,8% esperado. Por isso, a chave são as guias e o retorno do investimento que realizam em IA”, salientam.