A produtora de joias Pandora está a mudar a estratégia e optou por transferir a produção de joias de prata para platina, procurando, assim, desvincular-se da volatilidade do metal branco e reduzir a exposição às fortes flutuações do mercado, segundo o “El Economista”.
As ações da empresa dinamarquesa de joias subiram 5% na bolsa de valores, nesta quinta-feira, após o anúncio. O alto preço da prata vinha a pressionar negativamente as ações recentemente.
“Precisamos desvincular o desempenho da empresa e o valor das ações da matéria-prima”, disse a CEO Berta de Pablos-Barbier. “Somos uma marca de joias, não uma comerciante de prata”.
As novas versões das pulseiras mais vendidas da Pandora vão substituir a prata por uma linha exclusiva banhada a platina. A platina é vendida por cerca de 2.000 dólares a onça, um valor significativamente maior que o da prata, mas a Pandora usará menos, o que vai reduzir o custo de produção do produto final e a pressão sobre as margens de lucro.
Na quarta-feira, a empresa informou que o crescimento orgânico da receita no quarto trimestre foi de 4%, em linha com as previsões, mas alertou que a receita para este ano aumentará no máximo 2% e poderá até cair 1%.