O ex-deputado do PSD Duarte Pacheco manifestou-se “chocado” com o regresso de Santana Lopes ao partido, numa reação que surge após o anúncio da reintegração do antigo primeiro-ministro na militância social-democrata.
Em declarações à Renascença, Pacheco recordou que Santana Lopes concorreu contra o PSD nas últimas autárquicas, liderando uma candidatura independente em Lisboa, e criticou a duplicidade de critérios dentro do partido: “Há militantes que estão a receber cartas de expulsão por apoiarem listas autárquicas de outro partido, enquanto Santana Lopes, que fez o mesmo, é recebido de braços abertos.”
O ex-deputado sublinhou que a direção do PSD, liderada por Luís Montenegro, não pode tratar os militantes de forma desigual. “O partido tem de ser coerente. Não se pode expulsar uns e acolher outros com base em critérios que parecem depender da notoriedade ou das relações pessoais”, acrescentou.
A reintegração de Santana Lopes, que tinha saído do PSD em 2023 para fundar o movimento “Tempo de Mudar” e depois liderar a candidatura derrotada do partido “Aqui, Agora, Lisboa”, foi confirmada na última sexta-feira pela Comissão Política Nacional. A decisão gerou reações divididas entre os barões do partido, com vozes favoráveis ao “regresso de um histórico” e outras, como a de Duarte Pacheco, a criticarem a falta de coerência.
Entretanto, o Tribunal Constitucional ainda não se pronunciou sobre os recursos que contestam a legalidade da reintegração automática de Santana Lopes, que havia renunciado ao mandato de deputado em 2023.