As eleições legislativas em Cabo Verde vão realizar-se no dia 17 de maio deste ano, com as presidenciais a acontecerem uns meses mais tarde, em 15 de novembro.

As datas foram anunciadas pelo Presidente da República, José Maria Neves, esta segunda-feira, após uma reunião com o órgão consultivo Conselho da República (CR).

“A decisão resulta do cumprimento do imperativo constitucional, após ouvir os partidos políticos legalmente inscritos no Tribunal Constitucional [o MpD, o PAICV, a UCID, o PP, o PTS e o PSD], a Comissão Nacional de Eleições e o CR, tendo ponderado diversos fatores, incluindo o calendário nacional e a mobilidade de pessoas”, explicou.

Nos termos da Constituição e da lei eleitoral, as eleições legislativas devem acontecer entre 19 de abril e 19 de junho.

O Chefe de Estado cabo-verdiano informou também, que a acontecer uma segunda volta nas presidenciais, ficou estipulado o dia 29 de novembro para a votação.

O Presidente apelou, no final da comunicação ao país, à “rápida constituição das comissões de recenseamento no exterior, à participação ativa da diáspora, ao recenseamento eleitoral, à contenção e a um debate elevado, de modo a garantir eleições participadas e que continuem a dignificar a República”.