
Saem Manuel Castelo Branco e José Guilherme Silva Gomes, Presidente e Secretário da mesa da Assembleia Geral, respectivamente. O anúncio foi feito pela empresa liderada por Francisco Pedro Balsemão, que informou hoje o mercado sobre uma reestruturação nos seus órgãos sociais.
A Impresa, dona da SIC e do Expresso, revelou a renúncia do Presidente e do Secretário da Mesa da Assembleia Geral, justificando a decisão com a perspetiva de um “novo ciclo” na vida da Sociedade.
Para formalizar esta transição, foi convocada uma Assembleia Geral Extraordinária para o dia 10 de março de 2026. A ordem de trabalhos focar-se-á na eleição dos novos titulares para os cargos vagos, que deverão completar o mandato em curso correspondente ao quadriénio 2023/2026.
A mudança na Mesa da Assembleia Geral — o órgão que assegura o funcionamento das reuniões de acionistas — ocorre num momento em que a Impresa tem um novo acionista.
Em novembro do ano passado a MFE – Media For Europe (grupo controlado pela família Berlusconi) assinou um acordo para entrar no capital da Impresa, dona da SIC, em novembro de 2025. A operação foi estruturada através de um aumento de capital, no qual a MFE acordou adquirir uma participação de 32,9% na Impresa por cerca de 17,3 milhões, aprovado em dezembro de 2025. Esta parceria visa reforçar a posição do grupo num cenário de reestruturação financeira.