Luísa Maria do Rosário Roque é a nova vogal do Conselho de Administração da APL – Administração do Porto de Lisboa e da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra para o mandato 2025-2027.
A nomeação, feita pelas instituições, “visa reforçar a estrutura diretiva conjunta das duas entidades”.
A nova vogal junta-se à equipa liderada pelo presidente Vítor Caldeirinha, completando o elenco que conta já com os vogais Ana Lemos, Nuno Viterbo e Paulo Ventosa.
A integração de Luísa Roque no Conselho de Administração conjunto da APL e da APSS ocorre num momento de aposta no planeamento estratégico integrado. Esta gestão coordenada entre os portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra tem como prioridades o aumento da eficiência operacional e a articulação de investimentos, respondendo aos crescentes desafios logísticos e ambientais do setor marítimo-portuário nacional.
Luísa Roque tem uma carreira de mais de três décadas na área económica e financeira da Administração Pública, tendo-se dedicado sobretudo ao acompanhamento do Setor Empresarial do Estado e à análise de empresas públicas estratégicas. Exerceu funções de assessoria técnica na Direção‑Geral do Tesouro e Finanças e, mais recentemente, na Entidade do Tesouro e Finanças.