Um total de 16 freguesias e três assembleias de voto pediram o adiamento da segunda volta das eleições presidenciais, revelou hoje a Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Isto corresponde a um universo de 31.862 eleitores, com uma percentagem a ter votado já antecipadamente. O número total de eleitores inscritos é de 11.039.672.

A Comissão Nacional de Eleições apelou assim a que todos os “cidadãos eleitores exerçam o seu direito de voto na eleição do Presidente da República”, defendendo que deve ser garantida a “participação de todos os cidadãos, em segurança”.

A CNE diz que “tem cooperado com todas as entidades envolvidas para que, apesar de circunstâncias adversas em alguns locais, sejam criadas as melhores condições para garantir um exercício de um direito que é fundamental”.

Recomenda assim a “organização de transportes públicos especiais, na medida do possível, para eleitores que se encontrem em zonas onde a mobilidade possa vir a ser afetada. O transporte deve considerar o referido no Caderno de Apoio à Eleição PR 2026”.

A CNE recomenda aos eleitores que confirmem o seu local de voto através do portal www.recenseamento.pt. ou do número 3838* através do envio de um sms com os seguintes dados:

re (espaço) número de identificação civil (espaço) data de nascimento (aaaammdd)

exemplo: re 12345678 19750910