Torres Vedras decidiu cancelar entre os dias 12 e 18 os festejos do Carnaval do concelho, um dos maiores e mais tradicionais do país, devido ao mau tempo que provocou prejuízos no concelho, foi hoje anunciado.
“Perante a situação excecional que o concelho de Torres Vedras e a região atravessam, resultante de fenómenos climáticos extremos, e tendo como prioridade absoluta a segurança e o bem-estar das populações, o Carnaval de Torres Vedras não se realizará entre 12 e 18 de fevereiro”, divulgou a organização em comunicado.
“O município mantém a intenção de realizar o Carnaval quando e se estiverem reunidas as condições necessárias, em data a definir”, é ainda referido.
No comunicado sublinha-se que “a prioridade é a recuperação do território, o apoio às famílias afetadas e a reposição da normalidade”.
Já tinha sido cancelada a inauguração, no centro da cidade, do monumento alusivo ao evento, a 23 de janeiro, e a ida a Lisboa de uma embaixada carnavalesca, no sábado da semana passada.
O Carnaval de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, tem este ano como tema “Mundo encantado”.
Conhecido como “o mais português de Portugal” por manter as tradições do Entrudo português, celebrou o seu primeiro centenário e foi inscrito no Património Cultural Imaterial Nacional em 2023.
É conhecido pela sátira social e política, a originalidade dos seus carros alegóricos e pela forte participação popular e envolvimento da comunidade.