O programa Algarve 2030 anunciou a disponibilidade de 10,6 milhões de euros para apoiar projetos de mobilidade sustentável na região. O aviso em questão, denominado Algarve 2024-37 – Ciclovias Regionais e Urbanas/Municipais ITI AMAL, tinha inicialmente um montante global de 15,6 milhões de euros para infraestruturas cicláveis.
Até ao momento, cinco candidaturas foram submetidas pelos municípios de Loulé, Olhão, Castro Marim, São Brás de Alportel e Faro, totalizando cerca de 5 milhões de euros em apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Com isso, restam 10,6 milhões de euros para novos investimentos.
Os interessados podem apresentar candidaturas até 30 de setembro de 2026. A iniciativa visa promover a mobilidade ativa e modos de transporte mais sustentáveis, contribuindo para um Algarve mais verde, acessível e saudável.