O Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual (STT) chegou a um acordo de princípio com a administração da RTP para um aumento salarial de 57 euros no âmbito da negociação do Acordo de Empresa.

Haverá também um aumento de 0,10 € no subsídio de refeição com cantina, e de 0,20 € sem cantina, que estão agora nos seguintes valores: Subsídio de alimentação c/ cantina: 7,80 euros e Subsídio de alimentação s/ cantina: 13,40 euros.

As ajudas de custo no território nacional aumentam igualmente: 5%, fixando-se agora em 17,30 euros.

Todos os valores têm efeitos retroativos a 1 de Janeiro de 2026, garantindo que cada trabalhador receberá os montantes correspondentes ao período já decorrido no vencimento de Julho.

Manutenção de todos os benefícios conquistados no plano social e de saúde.

"Nenhuma destas melhorias implica cortes, perdas ou retrocessos face aos direitos existentes. São avanços concretos, conquistados pela força coletiva dos trabalhadores da RTP e pela unidade dos Sindicatos", acrescenta o STT, destacando a grande participação no plenário geral após a proposta provocatória do CA de aumentar os salários em 5 euros e propor retirar um conjunto de direitos.

O STT destaca a "recente vitória na luta contra o Pacote Laboral do governo e dos patrões", construída pelos trabalhadores ao longo dos últimos 11 meses, com "a sua perseverança e resiliência".

"O compromisso do acordo alcançado, na segunda-feira (22-06-2026), pelos sindicatos representa um sucesso inequívoco da mobilização e da dignidade laboral face à postura inicial ofensiva assumida pelo Conselho de Administração (CA) da RTP", salienta a CGTP no seu sítio na internet.