Os sindicatos representativos dos trabalhadores da RTP anunciaram hoje a conclusão da negociação coletiva de 2026, após terem alcançado um acordo com a administração da empresa que prevê um aumento salarial de 57 euros para todos os níveis da tabela.

Num comunicado conjunto, as estruturas sindicais afirmam que o desfecho da negociação resultou da mobilização dos trabalhadores e da pressão exercida sobre a administração, que tinha inicialmente apresentado uma proposta de apenas cinco euros e cortes em benefícios sociais.

Segundo o comunicado, a proposta inicial previa ainda o fim da comparticipação no Seguro de Complemento de Reforma e a eliminação do subsídio de deslocação, medidas que os sindicatos rejeitaram de imediato.

As organizações referem que a administração acabou por reconhecer, em negociações, que a proposta inicial “foi bruta” e que não correspondia ao que os trabalhadores mereciam, tendo as posições evoluído até ao acordo final.

O entendimento alcançado mantém os benefícios sociais e de saúde e prevê retroatividade a 1 de janeiro de 2026, com pagamento em julho, além da atualização de algumas cláusulas pecuniárias, como ajudas de custo nacionais e subsídios de alimentação.

Os sindicatos admitem que o acordo não resolve todas as perdas acumuladas ao longo dos anos, mas consideram que repõe o respeito devido aos profissionais do serviço público de media.

As estruturas subscritoras do comunicado são FE, FETESE, SICOMP, SINDETELCO, SINTTAV, SITESE, SITIC, SJ, SMAV e STT.