A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, veio a público esclarecer declarações anteriores, garantindo que “não culpou, de maneira nenhuma, não ouviram nunca uma palavra contra a imigração” pela falta de médicos em Portugal. Em declarações exclusivas à Renascença, a governante reiterou que nunca associou a crise de profissionais de saúde à imigração, mas sim a problemas estruturais no sistema de saúde, como baixos salários e elevada carga horária. Ana Paula Martins explicou que o governo está comprometido em atrair e reter médicos, promovendo melhores condições de trabalho, e que a imigração nunca foi vista como um problema, mas como “uma mais-valia para o país”. A ministra também destacou que a falta de médicos é um desafio global, não exclusivo de Portugal, e que o Executivo está a trabalhar para resolver a questão, com a contratação de 1500 novos profissionais nos últimos meses.